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Programação

  • Tópico 1 - Como será uma disciplina híbrida no Ambiente Virtual do IFHT e com uso de aplicativos da internet?

    . Experimentar as funcionalidades disponíveis no AVA do IFHT tais como postar mensagens em fóruns; encaminhar arquivos; mandar mensagens por mensageria ou e-mail;

    . Conhecer as possibilidades de uma conta "dropbox" gratuita e experimentar as funcionalidades disponíveis na pasta compartilhada da Disciplina;

    . Conhecer as possibilidades de uma conta do google drive (aplicativo para produção colaborativa dos trabalhos da disciplina) e experimentar as funcionalidades disponíveis.

    . Conhecer a Sala de Reunião do Zoom onde nos encontraremos virtualmente.

    • Bom dia. O "DROPBOX" é o nosso espaço na nuvem. É nele que o material da disciplina "IFHT - Tópicos 2 - 2023.2 " , clique no link para acessá-la: .https://www.dropbox.com/scl/fo/zccizrf4xmoos1r5tl0as/h?rlkey=pf65j77kz40dylgz7w3b2b68y&dl=0 

       Fiz uma seleção de três arquivos tutoriais que facilitarão o uso do aplicativo. Experimente e, se ficar em dúvida, fale comigo (whatsapp 21-988940306)


    • Bom dia. O "DROPBOX" é o nosso espaço na nuvem. É nele que o material da disciplina  está organizado para que Você o acesse (. 

      Fiz uma seleção de três arquivos tutoriais que facilitarão o uso do aplicativo. Experimente e, se ficar em dúvida, fale comigo. 


    • Vídeo tutorial do Saladeaula30. Muito legal.

    • Este semestre vamos usar a Sala de Reunião do aplicativo Zoom. Você não terá nenhuma despesa para usar a plataforma. Após o ano de 2020, usando diferentes plataformas para reuniões maiores, menores, aulas, lives  e reuniões abertas, resolvi contratar a plataforma e arcar com a despesa. Ela facilita o uso integrado de vídeos, de links da internet, apresentações etc.

      Vamos dar uma lida no tutorial oficial da plataforma https://support.zoom.us/hc/pt-br/articles/201362033-Introdu%C3%A7%C3%A3o-usando-PC-e-Mac . Basta copiar o link e colar no seu navegador. 

      Vamos a dois vídeos de tutoriais para a Zoom:

      . https://www.youtube.com/watch?v=T8Rki957RL0

      . https://support.zoom.us/hc/pt-br/articles/201362193-Como-ingressar-em-uma-reuni%C3%A3o

      Aproveitem e façam a simulação de uma reunião no Zoom para testar o seu uso neste link https://zoom.us/test .

      A primeira Aula Síncrona será segunda-feira 10 de abril de 2023 de 15 às 16:30. O convite para a reunião no ZOOM é :

      "Prof. Caó está convidando você para uma reunião Zoom agendada.

      Tópico: 1a. Aula Síncrona de Tópicos Especiais 2 - 2023.2
      Hora: 18 de setembro de 2023  03:00 da tarde São Paulo

      Entrar na reunião Zoom

      https://us02web.zoom.us/j/89441853394?pwd=MlZITU1Yd3VGNmVzdWZkSlQrLzFnZz09

      ID da reunião: 894 4185 3394

      Senha de acesso: 829025

  • Tópico 2 - Unidade B: A ética na pesquisa e a participação de seres humanos

    Boa tarde! Esta semana convido Vocês a estudar sobre a bioética e os primórdios da ética em pesquisas envolvendo seres humanos. 

    Você deverá ler o texto "Breve história da bioética: da ética em pesquisa à bioética" da Professora Laís Záu Serpa de Araújo. O texto é direto e leve. Eu o considero ideal para uma aproximação com o tema deste Tópico 2 de nossa disciplina. O texto está em nossa pasta do dropbox 

    Ainda nesta semana vou recomendar quatro vídeos com fatos históricos que são apresentados no texto de Laís. Todos foram publicados em nosso facebook (https://www.facebook.com/groups/693596580844332/).

    Os links para os vídeos do experimento de Tukesgee são:

    . Cobaias (Miss Evers'Boys) , legendado - drama baseado no caso Tuskegee - https://youtu.be/5H24-PHs3Us

    .https://www.youtube.com/watch?v=LnewLcXn5c8&feature=share.

    E os que apresentam experimentos nazistas são:

    a) Ciência e Ética: experiências do passado  
    https://youtu.be/UVLDwGIaLm4
    b) Auschwitz - experimentos médicos - legendado 
    https://youtu.be/7SAiaEuiDXU

    Ao final, anote os cinco aspectos que mais chamaram sua atenção nos experimentos nazistas e no de Tuskegee. E, considerando os dois experimentos individualmente,

    1- Você considera que a autonomia dos participantes esteve presente?

    2- E a análise de não-maleficência e beneficência dos experimentos foi realizada?

    3- Quem eram os sujeitos de experimentos "científicos" antes das regulamentações da ética na pesquisa envolvendo seres humanos antes de Nuremberg? 

    • Aberto: domingo, 10 set 2023, 00:05

      1- Anote os cinco aspectos que mais chamaram sua atenção nos experimentos nazistas e no de Tuskegee. E, considerando cada um dos dois experimentos individualmente. 

      a- Você considera que a autonomia dos participantes esteve presente? 

      b- E a análise de não-maleficência e beneficência dos experimentos foi realizada?

      Aí vão dois links de vídeos de experimentos nazistas que estão ativos no Youtube (verificados em 01/08/23)

      a) Ciência e Ética: experiências do passado  

      https://youtu.be/UVLDwGIaLm4


      b) Auschwitz - experimentos médicos - legendado 
      https://youtu.be/7SAiaEuiDXU

      2- Considerando a descrição histórica no texto de Zaú, quem eram os sujeitos de experimentos "científicos" antes das regulamentações da ética na pesquisa envolvendo seres humanos nas últimas seis décadas?

      • Esta atividade é avaliativa. Você deverá respondê-la, submetendo o seu texto aqui na Plataforma.
      • O período de submissão da atividade é de 10 de setembro até 2 de outubro de 2023.
    • Nas pp. 75-7 do texto de Laís Zaú são apresentados princípios que têm se consolidado desde o Tribunal de Nuremberg.    

      Reflita sobre cada um dos princípios e a que exemplos de más práticas apresentadas nos vídeos eles são aplicáveis.

      Sua reflexão será muito importante para sua participação ativa no Fórum Avaliativo que começaremos daqui a pouco.

      p. 75

      " A partir desse julgamento, surgiu o primeiro documento de abrangência
      internacional tratando da ética aplicada à pesquisa com seres humanos,
      que é o Código de Nurembergue (TRIBUNAL INTERNACIONAL DE
      NUREMBERG, 1947). O documento é formado por dez princípios éticos
      que devem ser considerados na execução de pesquisa com seres humanos.
      Os princípios estabelecem que a pesquisa deve:
      1. Obter o consentimento voluntário do participante;
      2. Produzir resultados vantajosos;

      3. Ser baseada em resultados de experimentação em animais e estudo
      anteriores;
      4. Evitar sofrimento e danos;
      5. Ser conduzida por pessoas cientificamente qualificadas;
      6. Ter sua continuação suspensa, se constatado que poderá causar dano,
      invalidez ou morte;
      7. Não deve ser feita se existir risco de ocorrer morte ou invalidez
      permanente;
      8. Ter o grau de risco aceitável e limitado pela importância do problema
      que se propõe a resolver;
      9. Proteger o paciente de qualquer possibilidade de dano, invalidez ou
      morte;
      10. Dar liberdade ao paciente de se retirar em qualquer momento da
      pesquisa. (...)

      (p. 76)  A primeira versão da Declaração de Helsinque data de 1964 (ASSOCIAÇÃO
      MÉDICA MUNDIAL, 1964). Desde então, já sofreu várias revisões, editadas
      como novas versões. A primeira revisão se deu em 1975, quando
      surgiu pela primeira vez o princípio de que o projeto de pesquisa deveria
      ser apreciado e aprovado por um comitê de ética independente. As
      demais revisões foram em 1983, 1989, 1996, 2000 e 2008, mas todas as
      versões têm uma base comum:

      • Obter o consentimento do participante, após ser totalment esclarecido;
      • Ser baseada em experiências laboratoriais, in vitro, em animais e em conhecimento da literatura científica;
      • Ter o protocolo de pesquisa aprovado por um comitê independente;
      • Ser conduzida apenas por pessoas cientificamente qualificadas;
      • Ser o risco para o participante proporcional à importância do objetivo;
      • Ter a avaliação dos riscos comparada com os benefícios previstos,
        respeitada e assegurada a integridade do participante.

    • Agora que Vocês leram o texto de Laís Zaú, convido-os a lerem os textos que tratam de métodos e tecnicas de pesquisa científica nas áreas biomédicas e das ciências humanas e sociais.

      Desde que foi introduzida a primeira regulamentação brasileira para as pesquisas envolvendo seres humanos em 1996 (Resolução do CNS 196/96) os pesquisadores das áreas de ciências humanas e sociais reividicam uma regulamentação própria ou complementar que contemple as peculiarilades de seus métodos e técnicas de pesquisas.

      Em 2012, o Conselho Nacional de Saúde aprovou a Resolução CNS 466/12 que revogou a Resolução 196/96 e que revê e esclarece princípios; dá especial atenção ao processo de consentimento livre e esclarecido; e estabelece responsabilidades dos pesquisadores em relação aos participantes de pesquisas.

      Logo em seguida, o CNS propôs a discussão das adequações necessárias para as áreas de humanas e sociais. Agora em 2016, foi aprovada a Resolução CNS 510/16 que trata das "normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificávei ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana".

      É fundamental que todos os pesquisadores e alunos compreendam que desde que seus estudos envolvam seres humanos ((inclusive os trabalhos de final de curso de graduação e de pós-graduação), eles devem observar a Resolução 466/12 e/ou a Resolução 510/16. Elas devem ser nossos livros de cabeceira.

      Pronto, então vocês terão textos de leitura obrigatória que os guiarão para compreender as questões referentes as pesquisas envolvendo seres humanos nas áreas da saúde e das ciências humanas e sociais:

      • Ética na pesquisa social: desafios ao modelo biomédico de Debora Diniz e Iara Guerriero;
      • A pesquisa social e os comitês de ética no Brasil de Debora Diniz;
      • Introdução aos métodos e técnicas de pesquisa científica de Mariza Palácios e Sergio Rego.

      Vocês terão acesso aos textos das Resoluções 466 e a Resolução CNS 510.

      O material está em nossa pasta do dropbox e será publicado aqui também..

      A leitura do material será essencial para nosso Fórum avaliativo no qual questões serão propostas e que tratarão dos principais pontos dos textos e Resoluções.

      Boa leitura.

      Caó

    • Abre: segunda, 16 out 2023, 00:05

      Um dos aspectos mais importantes nas pesquisas envolvendo seres humanos é a questão do consentimento livre e esclarecido dos participantes.

      1- Por que o processo de consentimento é tão relevante? 

      2- Considerando os casos de transgressão a ética nas pesquisas envolvendo seres humanos, em particular o caso de Tukesgee e dos experimentos nazistas, reflita sobre:

      a- vulnerabilidades daqueles sujeitos;

      b- autonomia dos sujeitos para decidir sobre a participação;

      c- se os princípios de beneficência e não maleficência foram observados pelos pesquisadores.

      3- Comece a pensar sobre seu trabalho de final de curso (monografia, TCC) ou relatórios de iniciação científica:

      a- quais os dados que Você utilizará em seu estudo;

      b- como os dados serão conseguidos;

      c- se algum dado a ser coletado/levantado é  pessoal de potenciais participantes de sua pesquisa (em caso positivo, continue);

      c.1- os dados pessoais são individualizados, ou podem levar a identificação da pessoa;

      c.2-  em que base de dados você pretende consegui-los;

      c.3- se haverá observação e registro do cotidiano dos participantes;

      c.4- se será registrada e usada a imagem ou voz  dos participantes;

      c.5- se será realizada entrevista com o participante e como ela será realizada;

      c.6- se será solicitada a resposta a questionário ou a formulário eletrônico (internet).

      Considerando suas respostas para as questões do item "c" e a regulamentação do CNS sobre pesquisas envolvendo seres humanos (Resoluções CNS 466 e 510), como Você deve proceder quanto ao processo de consentimento livre e esclarecido?

      Esta atividade avaliativa é individual e deverá ser respondida das 0:05 de 16 de outubro  até às 23:55 de 23 de outubro de 2023.